O Grupo TP

Notícias

LIMPEZA AUTOMOTIVA: POLIMENTO DEMAIS PODE ARRUINAR A SUA PINTURA

03/09/2019 Suzana Quine
LIMPEZA AUTOMOTIVA: POLIMENTO DEMAIS PODE ARRUINAR A SUA PINTURA

Não aplique nunca álcool, gasolina ou qualquer solvente. E escolha sabão neutro.
 
POLIR DEMAIS A PINTURA VAI ARRUINAR O VERNIZ
Quem ainda tem o hábito — e a possibilidade — de lavar o carro em casa encontra de tudo em lojas e na internet. Porém, xampus, ceras, compostos para limpeza a seco e toalhas sedosas de nada adiantarão se alguns cuidados básicos forem esquecidos.

 
De acordo com a fabricante de tintas PPG, é importante usar sabão de pH neutro para evitar manchas na pintura. Nada de aplicar álcool, gasolina ou qualquer outro solvente na carroceria. Fezes de aves, insetos e seiva de árvores devem ser retirados assim que forem detectados. Em geral, um pano umedecido é o suficiente para resolver esses problemas.

Na hora de escolher um pano, fique com os de microfibra, que possuem pequenos furos para "guardar" a sujeira. Outros panos retem os resíduos na parte superficial, o que acaba arranhando a pintura ao repassar eles. E como lavá-lo? Sempre na máquina, onde ele pode ser centrifugado direitinho. 

A lavagem também tem um sentido: você deve sempre começar pela parte alta, a que concentra menos sujeira. A parte de baixo vem por último. É mais ou menos como é no banho de chuveiro: a maior parte das pessoas passa o shampoo antes de partir para o resto do corpo. 

Outra dica é lavar o carro sempre na sombra. O sol é inimigo da pintura até na hora de guardar o seu veículo. Vale lembrar que automóvel descoberto também é vítima de outros problemas, entre eles, a poluição urbana e o risco de chuva ácida.

Ficar polindo o carro constantemente também é uma prática prejudicial à pintura. A camada protetora de verniz se desgasta e aumenta o risco de a tinta perder o tom original e ficar queimada pelo sol, o que resulta na depreciação do carro.

“A gente acha bastante arranhões superficiais, é comum, e são causados pelo polimento errado”, diz Sérgio Guidi, diretor de operações da InstaCarro, plataforma de leilão de veículos usados. Quando isso ocorre, a empresa precisa executar o serviço de descontaminação da pintura e realizar um novo polimento.

LAVAGEM DEVE SER FEITA APENAS COM SABÃO NEUTRO, NÃO INVENTE
Mesmo uma inocente aplicação de cera exige cuidado. Segundo a PPG, carros que tiveram a carroceria retocada só podem receber esse tipo de produto 90 dias após a conclusão do reparo.


Fonte: REDAÇÃO AUTOESPORTE

Voltar Mais Notícias